Emissão Renascença | Ouvir Online

Indignados

Capital da Europa invadida pelos protestos dos indignados

15 out, 2011

Em Lisboa, o protesto começa com um desfile entre o Marquês de Pombal e São Bento, sendo depois organizada uma assembleia popular em frente ao Parlamento.

Centenas de milhares de manifestantes juntaram-se frente a uma das mais importantes estações de comboios de Bruxelas, a Gare do Norte, de onde partiu o desfile.

Os manifestantes percorrem o centro da cidade e vão convergir para o bairro europeu, onde estão as sedes da Comissão Europeia e o Conselho de Ministros da União.

São manifestante de vários países, franceses, espanhóis, holandeses e alemães que se juntaram para trazer a sua indignação e o seu protesto à capital da Europa.

Em Londres, cerca de mil pessoas foram barradas pela polícia junto à Bolsa. Em Frankfurt e em Munique, cerca de cinco mil pessoas, segundo a polícia e os organizadores, manifestaram-se contra a política dos bancos, com base no exemplo do movimento norte-americano de protesto"Ocupem Wall Street".

Em Portugal, haverá manifestações em Angra do Heroísmo, Barcelos, Braga, Coimbra, Faro, Funchal, Lisboa, Porto, Santarém e Évora. Em Lisboa, o protesto começa com um desfile entre o Marquês de Pombal e São Bento, sendo depois organizada uma assembleia popular em frente ao Parlamento.

Durante o dia, há protestos agendados para cerca de mil cidades, de 85 países. Milhares de pessoas exigem mudanças democráticas e contestam a sujeição da sociedade ao poder financeiro.