Emissão Renascença | Ouvir Online

Presidente da Guatemala demite-se por suspeitas de corrupção

03 set, 2015

Otto Perez é acusado de envolvimento no caso "La Linea", em que empresários pagavam subornos para fugir às taxas alfandegárias.

Presidente da Guatemala demite-se por suspeitas de corrupção

O Presidente da Guatemala, Otto Perez, apresentou a demissão e entregou-se esta quinta-feira às autoridades judiciais para enfrentar acusações de corrupção.

“Submeto-me à justiça para que a Guatemala possa seguir em frente e para que não haja violência nem derramamento de sangue”, disse Otto Perez em entrevista a uma estação de rádio.

Na carta de renuncia ao cargo, o até agora Presidente da Guatemala disse que vai enfrentar as acusações com a “consciência tranquila”.

O ministério público considera que Otto Perez, um general na reforma de 64 anos, está envolvido num escândalo de corrupção relacionado com fuga ao pagamento de taxas alfandegárias, conhecido como “La Linea”.

Através de uma linha telefónica privilegiada, empresários ligados à importação de produtos evitam o pagamento de taxas em troca de subornos.  

Milhares de pessoas manifestaram-se nas últimas semanas a exigir a demissão do Presidente, o que acabou por acontecer na quarta-feira à noite.

Otto Perez, eleito em 2011 sob a bandeira do combate à corrupção, também está a ser investigado por branqueamento de capitais, segundo a procuradora Thelma Aldana.