Emissão Renascença | Ouvir Online

“Cenário caótico” depois de polícia húngara retirar da estação de Keleti

03 set, 2015

Centenas de refugiados invadem a gare ferroviária, em Budapeste. Testemunhas descrevem pais a empurrar filhos para dentro dos comboios, por portas e janelas.

“Cenário caótico” depois de polícia húngara retirar da estação de Keleti
A estação ferroviária de Keleti, em Budapeste, capital da Hungria, é palco de um cenário de caos, depois de a polícia se ter retirado dos portões de acesso à gare. Não há ainda explicação oficial para o fim do bloqueio à estação, por parte das autoridades, que se verificou, esta quinta-feira, pouco depois das 7h00, hora portuguesa.
A estação ferroviária de Keleti, em Budapeste, capital da Hungria, é palco de um cenário de caos, depois de a polícia se ter retirado dos portões de acesso à gare.

Não há ainda explicação oficial para o fim do bloqueio à estação, por parte das autoridades, que se verificou, esta quinta-feira, pouco depois das 7h00, hora portuguesa.

De acordo com agências internacionais, seguiu-se um cenário descrito como “caótico”. Mais de mil refugiados invadiram a estação e tentam por todos os meios entrar nos comboios estacionados nas plataformas. Há testemunhos de pais a empurrar os filhos para dentro dos comboios por portas e janelas.

A praça fronteira à estação de Keleti foi, nos últimos dias, o palco de espera destes milhares de migrantes, impedidos pela polícia de acederem à gare.

Fonte próxima do Governo húngaro garante que será aprovado, a curto praxo, um novo pacote legislativo que vai restringir ainda mais a imigração. Este porta-voz garante que as barreiras que estão a ser edificadas na fronteira húngara poderão vir a resolver em breve esta questão.