Tempo
|

Detidos cinco suspeitos de tráfico de pessoas na Áustria

31 ago, 2015

Autoridades austríacas apertaram a fiscalização nas fronteiras do leste do país, depois de terem encontrado dois camiões com refugiados a bordo. “Não se trata de uma violação de Schengen”, garante o Governo.

Detidos cinco suspeitos de tráfico de pessoas na Áustria
As autoridades austríacas detectaram esta segunda-feira cerca de 200 refugiados e detiveram cinco pessoas suspeitas de traficar seres humanos na fronteira leste do país, onde a fiscalização foi intensificada.

“Desde que implementámos a operação com as medidas acordadas com a Alemanha, a Hungria e a Eslováquia, conseguimos detectar 200 refugiados a viajar em veículos e deter cinco traficantes”, afirmou o director-geral para a segurança pública do Ministério do Interior, Konrad Kogler.

O ministro, Johanna Mikl-Leitner, esclareceu, por seu lado, em conferência de imprensa, que as operações de controlo que estão a ser levadas a cabo não são as comuns e garantiu: “não estamos a violar Schengen”.

“Não são controlos fronteiriços”, afirmou, sublinhando que a fiscalização está a ser feita também dentro do território austríaco. “Trata-se de garantir a segurança das pessoas e do tráfego”, acrescentou.

Certo é que as operações provocaram filas de trânsito de 25 quilómetros na principal auto-estrada que liga o país à Hungria.
.
Centenas de refugiados estão a tentar chegar à União Europeia, fugindo da pobreza e da violência e em busca de uma vida melhor e mais segura. Chegam do Médio Oriente e de África.

Mais de 140 mil foram apanhados pela polícia húngara, este ano, na fronteira com a Sérvia. A grande maioria tem como destino a Europa Ocidental, nomeadamente a Alemanha.