Emissão Renascença | Ouvir Online

Quase 100 pessoas mortas pelo Estado Islâmico na Síria

30 ago, 2015

As contas foram feitas pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Quase 100 pessoas mortas pelo Estado Islâmico na Síria

O grupo autoproclamado Estado Islâmico executou no período de um mês perto de 100 pessoas, um terço dos quais civis, nas zonas que estão sob o seu controlo na Síria, indica o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Segundo o OSDH, o grupo executou entre 29 de Julho e 29 de Agosto 91 pessoas, incluindo 32 civis, por diferentes "crimes".

Este balanço inclui também membros do grupo extremista, combatentes rebeldes e membros das forças do presidente Bashar al-Assad, indicou o OSDH.

Com este balanço eleva-se a 3.156 pessoas o número de pessoas executadas na Síria pelos extremistas desde Junho de 2014. Entre as vítimas há 1.841 civis.

Na Síria, o grupo terrorista, que controla várias zonas em províncias do norte e centro do país, tem sido alvo desde Setembro de 2014 de ataques aéreos de uma coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.

Estes ataques ajudaram as forças curdas a recuperarem algumas regiões, sem, no entanto, conseguirem neutralizar o grupo extremista.

No sábado, oito 'jihadistas' do Estado Islâmico foram mortos num bombardeamento da coligação na cidade de Raqa, considerada a "capital" do grupo na Síria.