Emissão Renascença | Ouvir Online

Refugiados. França critica comportamento “escandaloso” da Hungria

30 ago, 2015

Ministro dos Negócios Estrangeiros francês acusa o país do leste de não estar a respeitar os valores europeus.

Refugiados. França critica comportamento “escandaloso” da Hungria

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius, acusou este domingo os estados do leste europeu, sobretudo a Hungria, pelo comportamento “escandaloso” que têm tido em relação aos refugiados e que vão contra os valores da União Europeia.
 
Alguns governos europeus estão a recusar-se a receber refugiados e mantêm resistências em relação às propostas europeias de uma política comum para lidar com a crise dos migrantes, a qual se tem intensificado com a chegada massiva de pessoas que fogem da guerra e da fome que se vive em África, Ásia e Médio Oriente. 

"Temos de ser capazes de receber bem aqueles que são perseguidos politicamente nos seus países”, disse Laurent Fabius, na radio Europe 1.


"Todos os países têm de responder a essa chamada. A França, a Alemanha e outros países fizeram-no, mas há um conjunto de países que não aceita estas pessoas. Eu acho isso escandaloso”, refere o ministro dos Negócios Estrangeiros francês.


"Em particular os países do leste da Europa. São extremamente duros. A Hungria é parte da Europa e este é um continente com valores que não são defendidos através da colocação de muros”, argumenta o governante gaulês.

A Hungria está a construir um muro na fronteira com a Sérvia para evitar a passagem de migrantes. A ONU estima que 300 mil pessoas já chegaram à Europa através do Mediterrâneo só este ano.