Emissão Renascença | Ouvir Online

Comboios descarrilam na Índia ao passar por ponte atingida por inundações

05 ago, 2015

Foram resgatadas 300 pessoas, mas 27 perderam a vida. O número de vítimas pode aumentar. Equipas de salvamento procuram passageiros que ainda estejam dentro das carruagens afectadas.

Comboios descarrilam na Índia ao passar por ponte atingida por inundações
Pelo menos 27 pessoas morreram, esta quarta-feira de madrugada, quando dois comboios descarrilaram no centro da Índia, à passagem por uma ponte atingida por inundações. O acidente ocorreu nos arredores da cidade de Harda, no estado de Madhya Pradesh. As duas composições seguiam lotadas e em direcções opostas. Ao passarem pela ponte, parte das carruagens (quase uma dezena) foi varrida pela força da corrente do rio.
Pelo menos 27 pessoas morreram, esta quarta-feira de madrugada, quando dois comboios descarrilaram no centro da Índia, à passagem por uma ponte atingida por inundações.

O acidente ocorreu nos arredores da cidade de Harda, no estado de Madhya Pradesh. As duas composições seguiam lotadas e em direcções opostas. Ao passarem pela ponte, parte das carruagens (quase uma dezena) foi varrida pela força da corrente do rio.

Aproximadamente 300 pessoas já foram resgatadas e pelo menos 23 ficaram feridas, tendo sido transportadas para o hospital, segundo fontes das equipas de salvamento.

Imagens divulgadas pelas televisões mostram carruagens tombadas sobre a lama. Segundo fontes do governo citadas pelas agências internacionais, as equipas de busca e salvamento procuram agora passageiros que possam estar no interior das carruagens.

O comboio é ainda o principal meio de transporte utilizado para viagens de longa distância na Índia, onde os caminhos-de-ferro (com uma das maiores redes do mundo) contam, contudo, com fraco financiamento e são frequentemente palco de acidentes mortais.

Em 2012, um relatório elaborado pelo Governo estimou em quase 15 mil o número de pessoas que morrem todos os anos em acidentes ferroviários no país, atribuindo o elevado número às fracas condições de segurança.

O Governo indiano prometeu um investimento de 137 mil milhões de dólares para modernizar a sua rede ferroviária para a tornar mais segura, rápida e eficiente.

Nas últimas semanas, as chuvas de monção que têm atingido a Índia já causaram, pelo menos, 180 mortos e um milhão de desalojados.