Tempo
|

FMI de fora do terceiro resgate à Grécia?

30 jul, 2015

Caso se confirme o recuo do Fundo Monetário Internacional, pode ficar em risco o novo pacote de ajuda financeira.

FMI de fora do terceiro resgate à Grécia?

O FMI foi aconselhado a ficar fora do terceiro resgate à Grécia. De acordo com o jornal britânico Financial Times, o conselho de administração do Fundo reuniu-se quarta-feira e decidiu que Atenas não cumpre todos os critérios para acesso ao um novo programa de financiamento.

Em causa estão os elevados níveis de dívida pública e a fraca capacidade do governo grego para implementar as reformas pretendidas.

Sem o FMI, o terceiro resgate europeu, no valor de 86 mil milhões de euros, também pode ficar pelo caminho, uma vez que vários países, entre os quais a Alemanha, consideram fundamental a participação do Fundo Monetário.

De acordo com o relatório confidencial desta reunião, a que o jornal teve acesso, os negociadores do FMI podem “participar nas discussões políticas” para garantir que o resgate é “consistente com o que o FMI tem em mente”. O mesmo documento especifica o que está em causa para o FMI: a Grécia tem de “concordar com um leque extenso de reformas”, ao mesmo tempo que os credores da zona euro devem dizer ‘sim’ a um “alívio da dívida” grega.