Emissão Renascença | Ouvir Online

Gravação prova que Varoufakis tinha um plano para voltar ao dracma

28 jul, 2015

Ex-governante autorizou um amigo a piratear o portal das finanças grego, antes e durante o mandato.  Áudio foi revelado com o seu consentimento.

Gravação prova que Varoufakis tinha um plano para voltar ao dracma

Uma gravação prova que Yanis Varoufakis tinha mesmo um “Plano B” para substituir o euro pelo dracma na Grécia. A notícia foi avançada no domingo, pelo jornal “Ekathimerini”, e desmentida de seguida pelo ex-ministro das Finanças grego.

O jornal revelou que o ex-governante autorizou um amigo a piratear o portal das finanças grego, antes e durante o mandato. Depois do desmentido de Varoufakis, surgiu a gravação publicada por uma instituição internacional: o Fórum das Instituições Financeiras e Monetárias.  

Pode ouvir-se: “Nós não queríamos revelar os trunfos nesta fase. Eu autorizei-o, e não pode dizer a ninguém, é totalmente entre nós. Negarei que o disse. Então decidimos entrar no computador do meu secretário de Estado e piratear o código dos contribuintes na página da Autoridade Tributária, para outro computador. Assim podia desenhar e implementar um sistema paralelo independente, e estávamos prontos para ter luz verde do primeiro-ministro quando os bancos fecharam.”

Este fórum reúne instituições de públicas e privadas e tem como objectivo promover o diálogo entre instituições financeiras para as boas práticas.

A gravação é de uma conversa de 16 de Julho em que Varoufakis fala com os investidores, dez dias depois de se ter demitido, e terá sido revelada com a sua aprovação e no interesse da transparência.