Emissão Renascença | Ouvir Online

Suécia investiga submarino afundado ao largo da sua costa

27 jul, 2015

Há indicações que o submarino possa ser russo, mas não se sabe como afundou nem porquê. Nem se a tripulação foi resgatada.

As autoridades suecas estão a investigar um submarino naufragado ao largo da sua costa, que suspeitam poder ser da marinha russa.

O submarino foi descoberto por uma empresa privada que procura restos de navios naufragados. A Ocean X apresentou à marinha sueca um vídeo com imagens do submarino no fundo do mar. Um membro da equipa disse à imprensa que o submarino tinha letras do alfabeto cirílico, o que indicava ser russo. Segundo a equipa, o submarino mede cerca de 20 metros de comprimento e 3,5 de largura.

A marinha sueca, por sua vez, confirma que está a investigar o caso e a analisar as imagens, mas adianta quaisquer detalhes sobre a eventual origem do submarino.

Entre os vários mistérios a desvendar está também a data em que terá naufragado. Durante a guerra fria a marinha sueca detectava regularmente incursões de submarinos russos e há menos de um ano, em 2014, vários navios foram mobilizados depois de um aparelho que parecia ser um submarino russo ter sido visto em águas territoriais suecas. Contudo, a busca não deu em nada.

Segundo a equipa da Ocean X as escotilhas do submarino estão fechadas pelo que é ainda possível que a tripulação não tenha sido resgatada.