Tempo
|

Tsipras quer "acabar" com cenário de um "Grexit"

08 jul, 2015

A Grécia comprometeu-se a apresentar um novo pedido de resgate esta quarta-feira.

O primeiro-ministro grego está determinado em "prosseguir o esforço" para alcançar um acordo com os credores "que garanta uma saída da crise".

Em declarações no final do conselho europeu de emergência desta terça-feira, em Bruxelas, Alexis Tsipras disse querer "acabar" com a perspectiva de um “Grexit”, ou seja, a saída da zona euro.

Os líderes europeus decidiram lançar "um procedimento rápido" com vista a alcançar este acordo, acrescentou Tsipras.

O primeiro-ministro grego garantiu que "todos" os seus parceiros compreendem que a situação "é um problema europeu que é necessário resolver".

A Grécia comprometeu-se a apresentar um novo pedido de resgate esta quarta-feira. No dia seguinte deverá dar conta das reformas que está disposta a tomar em troca de um novo pacote de ajuda financeira.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, admite que há um plano detalhado para uma eventual saída da Grécia da zona euro, enquanto o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse que Atenas tem apenas "cinco dias" para evitar um "cenário negro".

O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, alerta que, se "até final da semana não for possível chegar a um entendimento", a Grécia e a zona euro "têm que se preparar para o pior".