Emissão Renascença | Ouvir Online

Crise na Grécia. Conselho europeu "decisivo" no domingo

07 jul, 2015

Europa poderá aprovar um novo resgate à Grécia, se for alcançado um acordo com o Governo de Atenas nos próximos dias. 

Crise na Grécia. Conselho europeu "decisivo" no domingo

O primeiro-ministro italiano confirma a realização de um conselho europeu no próximo domingo para discutir a situação da Grécia. Matteo Renzi considera que essa reunião será "decisiva".

Em declarações aos jornalistas, após o fim da cimeira de emergência da zona euro, em Bruxelas, o líder italiano confirmou que haverá um conselho europeu a 12 de Julho, que juntará os chefes de Estado e de Governo dos 28 Estados-membros.

Várias fontes europeias já tinham adiantado que era provável a realização de mais uma cimeira nos próximos dias, apontando para o fim-de-semana. Aliás, o próprio líder do Partido Socialista, António Costa, já tinha dito à tarde que tinha a indicação de uma nova cimeira no domingo.

Esta noite houve uma cimeira com os líderes dos 19 países da zona euro, convocada de urgência após o "não" dos gregos em referendo, no último domingo, às propostas dos credores para libertarem mais ajuda financeira.

No final da reunião, o primeiro-ministro português anunciou que o  Governo grego "comprometeu-se" a apresentar um novo pedido de resgate na quarta-feira. Pedro Passos Coelho alertoua que, se "até final da semana não for possível chegar a um entendimento", a Grécia e a zona euro "têm que se preparar para o pior".

Antes da reunião de alto nível, decorreu também em Bruxelas uma reunião de ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo), que assinalou a estreia do novo ministro das Finanças grego, Euclides Tsakalotos, que substituiu Yanis Varoufakis, e que fez uma apresentação geral das reformas que o Governo grego se propõe executar.

Após esse encontro, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem indicou que está "iminente" a apresentação formal de um novo pedido de ajuda da Grécia ao fundo de resgate da zona euro, que deverá ocorrer na quarta-feira de manhã, havendo de seguida uma reunião do Eurogrupo por teleconferência.