Emissão Renascença | Ouvir Online

Grécia vai pedir novo resgate quarta-feira

07 jul, 2015

Passos Coelho alerta que, se "até final da semana não for possível chegar a um entendimento", a Grécia e a zona euro "têm que se preparar para o pior".

Grécia vai pedir novo resgate quarta-feira
O Governo grego "comprometeu-se" a apresentar um novo pedido de resgate na quarta-feira, anuncia o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho.

“É preciso uma retoma da confiança para a que o resultado da negociação seja positivo”, disse o chefe do Governo de Lisboa no final do conselho europeu extraordinário desta terça-feira, em Bruxelas.

Pedro Passos Coelho considera que um eventual acordo obrigará, agora, a um esforço financeiro provavelmente “duas vezes maior” e a mais sacrifícios para os gregos.

A Grécia atravessa uma situação “muito urgente” que não se pode arrastar por muito mais tempo, caso contrário terá um “preço elevadíssimo para todos”, sublinhou o primeiro-ministro português.

Alertou ainda que, se "até final da semana não for possível chegar a um entendimento", a Grécia e a zona euro "têm que se preparar para o pior".

Passos Coelho reitera disponibilidade de Portugal para continuar solidário com a Grécia.

O Governo de Atenas avança para um terceiro programa de resgate na sequência do referendo do último domingo, que resultou na vitória do "não" ao acordo com os credores internacionais.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, deverá apresentar até quinta-feira um documento detalhado com medidas.

O presidente do conselho europeu, Donald Tusk, declarou no final da reunião desta terça-feira que o "prazo final" para a Grécia termina no final desta semana.

Para domingo está marcada uma nova cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia.