Emissão Renascença | Ouvir Online

Bancos gregos continuam fechados até quarta-feira

06 jul, 2015

Levantamentos permanecem limitados a 60 euros por dia, anunciou a associação grega de bancos após uma reunião com o Governo.

Bancos gregos continuam fechados até quarta-feira

Os bancos gregos vão permanecer fechados na terça e quarta-feira e os levantamentos nas caixas  multibanco continuam limitados a 60 euros por dia. 

“Decidimos prolongar a féria bancária por dois dias – terça e quarta-feira”, anunciou o responsável pela associação bancos da Grécia, Louka Katseli, no final de uma reunião no Ministério das Finanças.

Os bancos fecharam as portas no início da semana passada, depois do falhanço do acordo com os credores e de o Banco Central Europeu (BCE) ter cortado o financiamento de emergência.

De acordo com um decreto sobre o controlo de capitais publicado há uma semana, em Atenas, os bancos da Grécia iriam permanecer encerrados até esta segunda-feira, 6 de Julho, estando o levantamento de dinheiro limitado a 60 euros diários.

A decisão de manter os balcões fechados acontece no dia seguinte ao referendo de domingo na Grécia, que terminou com a vitória do “não” ao acordo com as instituições europeias e o FMI.

A notícia foi conhecida horas antes de o novo ministro grego das Finanças tomar posse. Euclid Tsakalotos substitui Yanis Varoufakis, que anunciou a demissão esta segunda-feira de manhã.