Emissão Renascença | Ouvir Online

Varoufakis:”O que estão a fazer com a Grécia tem um nome: terrorismo”

04 jul, 2015

A 24 horas do referendo grego, não está claro qual pode vir a ser o resultado. Sondagem mostra ligeira vantagem do “sim”, com 44%, sobre o “não”, com 43%.

Varoufakis:”O que estão a fazer com a Grécia tem um nome: terrorismo”
O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, afirma que “o que estão a fazer com a Grécia tem um nome: terrorismo”. “Porque é que nos forçaram a fechar os bancos? Para assustar as pessoas. E quando se trata de espalhar o terror, isso chama-se terrorismo.”

Numa entrevista ao jornal espanhol “El Mundo”, Varoufakis reafirma a intenção de se demitir caso o resultado do referendo de domingo determine a vitória do “sim” a um acordo com os credores internacionais.

O ministro garantiu ainda que os bancos gregos irão reabrir na terça-feira, quer ganhe o “sim” ou o “não”.

Nesta entrevista, Yanis Varoufakis diz ainda que uma vitória do “sim” será uma ameaça à democracia, porque significa que o medo terá ganho. O ministro afirma que, se ganhar o “não”, o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, irá a Bruxelas negociar um acordo.

Varoufakis adverte ainda que se perderão um bilião de euros se se permitir que a Grécia entre em falência.

A 24 horas do referendo na Grécia, não está claro qual pode ser o resultado.

Um estudo de opinião, divulgado na sexta-feira, mostra uma ligeira vantagem do “sim”, com 44% das intenções de voto, sobre o “não”, com 43%. Há ainda 12% de gregos indecisos.

Esta foi a quarta de cinco sondagens a dar uma vantagem, curta, do “sim”, a indicar que o povo da Grécia pode aceitar as propostas dos credores com mais medidas de austeridade.