Emissão Renascença | Ouvir Online

Avião “solar” bate recorde

02 jul, 2015

A viagem do 'Solar Impulse 2' ainda não chegou ao fim. Faltam ainda cerca de 24 horas para chegar ao Havai.

Avião “solar” bate recorde
Avião Solar, Solar Impulse, voou do aeroporto de Bruxelas para Paris. EPA/BRUNO FAHY

O avião movido a energia solar 'Solar Impulse 2' bateu por larga margem o recorde mundial de voo solitário na etapa Japão-Havai, da viagem que realiza à volta do mundo.

O piloto do 'Solar Impulse 2', o suíço André Borschberg, 62 anos, que ainda tem pela frente mais 24 horas de voo até ao destino final no Havai, escreveu numa mensagem na rede social Twitter sentir-se "esgotado", com o voo a permitir períodos de sono de apenas 20 minutos.

O piloto suíço acumulou 94 horas de voo consecutivo, cerca de quatro dias, "batendo o anterior recorde estabelecido pelo norte-americano Steve Fossett, que voou 76 horas e 45 minutos em 2006.

"Às 16h30 de hoje, o 'Solar Impulse 2' perfez um total de 84% do trajecto sobre o Pacífico, o correspondente a 6.921 quilómetros, ficando a faltar 1.250 quilómetros" para cumprir esta etapa entre o Japão e o Havai, anunciaram os organizadores do projecto, citados pela agência France Presse.

O desafio do 'Solar Impulse 2' começou a 9 de Março em Abu Dhabi, iniciando uma viagem de 35 mil quilómetros, com o objectivo de promover o uso de energias renováveis, especialmente a energia solar.