Emissão Renascença | Ouvir Online

Conselho da Europa. Referendo na Grécia não cumpre padrões

01 jul, 2015

Marcação com poucos dias de antecedência, uma pergunta pouco clara e um objectivo igualmente difuso, argumenta.

Conselho da Europa. Referendo na Grécia não cumpre padrões
O referendo na Grécia não cumpre os padrões internacionais se acontecer no próximo domingo, afirmou esta quarta-feira o secretário-geral do Conselho da Europa, instituição europeia de defesa dos direitos humanos e da estabilidade política e social no espaço europeu.

Segundo declarações de Thorbjorn Jagland à agência Associated Press, os padrões recomendam que um referendo seja marcado com pelo menos duas semanas de antecedência para que o debate público decorra da melhor forma.

A consulta popular na Grécia foi marcada no sábado, depois de os líderes gregos terem rejeitado uma proposta dos credores internacionais para impedir um incumprimento grego.

Os padrões internacionais para a convocação de um referendo recomendam ainda que a questão seja clara e que haja observadores internacionais na votação, lembrou o secretário-geral do Conselho da Europa.

A Associated Press lembra que tem havido alguma "confusão" se um "não" no referendo deve ser lido como um "não" à manutenção da Grécia na Zona Euro.

"As questões colocadas às pessoas... não são muito claras", acrescentou Thorbjorn Jagland.

pergunta que vai constar do boletim de voto é: "Deverá ser aceite o projecto de acordo que foi submetido pela Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional no Eurogrupo de 25.06.2015 e que compreende duas partes, que constituem uma proposta unificada? O primeiro documento designa-se 'Reformas para a Conclusão do Programa Atual e Mais Além' e o segundo 'Análise Preliminar da Sustentabilidade da Dívida'."