Emissão Renascença | Ouvir Online

Tsipras alerta credores para custo elevado de um "Grexit"

29 jun, 2015

Primeiro-ministro grego defende referendo para prosseguir negociações. Quanto maior for a rejeição ao acordo com os credores, mais forte será a posição grega nas negociações, afirma.

Tsipras alerta credores para custo elevado de um "Grexit"

Um cenário de "Grexit", uma saída da Grécia da Zona Euro, terá um custo muito elevado e os credores não querem isso, afirma o primeiro-ministro grego.

Em entrevista à televisão pública grega, Alexis Tsipras considera que o objectivo dos credores não é empurrar a Grécia para fora da Zona Euro, mas acabar com a esperança de "políticas diferentes".

O referendo do próximo domingo, afirma, tem como objectivo prosseguir as negociações com os credores internacionais.

Alexis Tsipras rejeita a ideia de que a vitória do "não" significa a saída da Grécia da Zona Euro.

Explica porque defende o voto no “não” à proposta de acordo com a Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI). Quanto maior for a rejeição ao acordo com os credores, mais forte será a posição grega nas negociações com as instituições, argumenta.

Se o povo grego decidir aceitar o acordo e prosseguir com as políticas de austeridade "perpetuamente", Tsipras vai respeitar a decisão, mas sublinha que não vai ser ele a aplicar as medidas, abrindo a porta à queda do Governo em caso de um triunfo do "sim".

[notícia actualizada às 23h11]