Emissão Renascença | Ouvir Online

Eurogrupo termina sem acordo com a Grécia

25 jun, 2015

Negociações prosseguem esta quinta-feira ao mais alto nível no conselho europeu.

Eurogrupo termina sem acordo com a Grécia

A reunião do Eurogrupo terminou esta quinta-feira à tarde. Os ministros das Finanças ainda não conseguiram alcançar um acordo para a crise na Grécia.

O mais provável é que seja convocada uma nova reunião para os próximos dias, caso sejam apresentadas novas propostas.

O encontro do Eurogrupo foi suspenso após duas horas. Fonte diplomática da União Europeia adiantou que os parceiros europeus aguardavam novas propostas de Atenas que permitam desbloquear o impasse.

A reunião, que contou com a presença da ministra portuguesa Maria Luís Albuquerque, foi retomada ao início da tarde, mas os trabalhos foram dados como terminados pouco depois, sem acordo para a situação na Grécia. 

As negociações prosseguem esta quinta-feira ao mais alto nível, no conselho europeu de Bruxelas, que reúne chefes de Estado e de Governo da União Europeia.

A Grécia e os credores internacionais correm contra o tempo para chegar a um acordo de reformas em troca de financiamento.
 
Atenas tem até ao final do mês para pagar 1,6 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Se não conseguir pagar a prestação, entra em incumprimento.

Os credores apresentaram uma nova proposta para resolver a crise da Grécia e manter o país no euro. As instituições internacionais pedem o agravamento de impostos e o fim de alguns subsídios.