Emissão Renascença | Ouvir Online

Detidos seis responsáveis da FIFA suspeitos de corrupção

27 mai, 2015

Mandado de captura emitido nos Estados Unidos, detenção feita em Zurique. Suspeitos terão recebido milhões de dólares em subornos.

Detidos seis responsáveis da FIFA suspeitos de corrupção
Seis altos responsáveis da FIFA foram detidos, esta quarta-feira, em Zurique, na Suíça, estando a aguardar a extradição para os Estados Unidos. A suspeita é de corrupção.

“As autoridades norte-americanas suspeitam que os seis indivíduos tenham recebido subornos de milhões de dólares”, indica gabinete federal de Justiça da Suíça, em comunicado.

“Os mandados de detenção foram emitidos a pedido das autoridades norte-americanas”, continua a nota, detalhando que “o gabinete do procurador do distrito de Nova Iorque está a investigar estes indivíduos pela suspeita de terem aceitado subornos e pagamentos indevidos desde o início dos anos 1990 até hoje”. A investigação conta com a colaboração do FBI.

O esquema, preparado e acordado nos Estados Unidos, envolvia representantes de meios de comunicação desportivos e empresas de promoção, que recebido mais de 100 milhões de dólares de responsáveis da FIFA a troco de direitos de marketing e patrocínios. Os pagamentos eram feitos através de bancos norte-americanos.

A detenção acontece numa altura em que os altos responsáveis da FIFA se encontram na Suíça para o congresso que culmina, na sexta-feira, com as eleições para a presidência do organismop. Na corrida estão Sepp Blatter, actual presidente, e o príncipe da Jordânia Ali Bin Al Hussein.

Enquanto não são extraditados para os Estados Unidos, os seis detidos vão ser questionados pelas autoridades suíças.