Emissão Renascença | Ouvir Online

Merkel continua a ocupar o trono da mulher mais poderosa do mundo

26 mai, 2015

Da lista da revista "Forbes", 59 mulheres são norte-americanas, oito são chefes de Estado ou de governo, 24 são presidentes de empresas e 18 são empreendedoras. A mais jovem entrada é da cantora Taylor Swift.

Merkel continua a ocupar o trono da mulher mais poderosa do mundo
A chanceler alemã Angela Merkel é, pela nona vez, a mulher mais poderosa do mundo, de acordo com a classificação anual das 100 mulheres mais influentes do mundo da revista "Forbes".

Merkel, com 60 anos e a cumprir o seu terceiro mandato de governo à frente da Alemanha, mantém a liderança desde 2010.

Seguem-se Hillary Clinton, Melinda Gates (Fundação Bill & Melinda Gates), Janet Yellen (presidente da Reserva Federal dos EUA) e Mary Barra (presidente da General Motors), que completam o top cinco do ranking.

Christine Largarde (directora-geral do FMI) é sexta e Dilma Rousseff a sétima, enquanto Michelle Obama, primeira-dama dos EUA, fecha o ranking das dez mais poderosas.

A lista da "Forbes" partiu de 300 potenciais candidatas de vários países do mundo, cobrindo oito categorias, como património, peso no mundo dos negócios, influência política e internacional, filantropia, finanças, media e celebridades.

Para determinar a posição de cada mulher, os autores do trabalho utilizaram quatro critérios, como dinheiro, presença nos meios de comunicação social, esfera de influência e o respectivo impacto nas áreas em que trabalham ou actuam.

Da lista deste ano, 59 mulheres são norte-americanas. Oito são chefes de Estado ou de governo, 24 são presidentes executivas de empresas e 18 são empreededoras que criaram os seus próprios negócios.

Entre as novas entradas, destaque para Ana Patricia Botin , que acedeu à presidência do grupo Santander após o falecimento do pai (Emilio Botin), a ocupar o 18º lugar do ranking. A mais jovem entrada é da cantora Taylor Swift (de 25 anos), que ocupa a 64ª posição.

A cantora Lady Gaga caiu do ranking, assim como a modelo Gisele Bundchen.