Emissão Renascença | Ouvir Online

França

Frente Nacional suspende Le Pen pai

04 mai, 2015

Fundador do partido de extrema-direita também pode perder o título de presidente honorário. Em causa estão declarações sobre o Holocausto.

Frente Nacional suspende Le Pen pai

O partido francês de extrema-direita Frente Nacional anunciou esta segunda-feira a suspensão do fundador Jean-Marie Le Pen, de 86 anos.

A decisão foi tomada pelo comité executivo da Frente Nacional, que também convocou um congresso extraordinário do partido para destituir Le Pen do cargo de presidente honorário.

Em causa estão declarações em que o antigo pára-quedista reiterou que as câmaras de gás dos campos de concentração nazis, utilizadas para matar milhões de judeus e outras minorias, não passaram de um mero “pormenor” da II Guerra Mundial.

Marine Le Pen, que sucedeu ao pai na liderança da Frente Nacional, disse no domingo não querer que o pai continue a falar em nome do partido.

Desde que assumiu os comandos da Frente Nacional, Marine tem tentado desligar o partido de uma imagem anti-semita e tem voltado as suas críticas para a imigração e a União Europeia e saído em defesa de políticas proteccionistas.

Em declarações à rádio Europe 1, Jean-Marie Le Pen considera que está a ser cometido um “crime” e mostra “vergonha” por a líder da Frente Nacional carregar o seu nome.