Emissão Renascença | Ouvir Online

Mortos no Nepal podem chegar aos 10 mil

28 abr, 2015

É o primeiro-ministro nepalês quem o admite. ONU estima que pelo menos oito milhões de pessoas tenham sido afectadas pelo terramoto de sábado e cerca de um milhão tenha dificuldade a aceder a alimentos.

Mortos no Nepal podem chegar aos 10 mil
O número de mortos na sequência do sismo de sábado, no Nepal, pode chegar aos 10 mil, estima o primeiro-ministro nepalês. A estatística oficial confirma a morte de pelo menos 4.400 pessoas e aponta para mais de 8.000 feridos. Quanto ao número de afectados, segundo a ONU, situa-se em mais de oito milhões, dos quais cerca de um milhão está com dificuldades no acesso a alimentos.
O número de vítimas mortais no Nepal, na sequência do terramoto do último fim-de-semana, pode ascender a 10 mil. O cenário é admitido pelo primeiro-ministro nepalês que, citado esta terça-feira de manhã pela agência Reuters, apela à ajuda internacional.

Sushil Koirala pede que sejam fornecidas tendas e medicamentos. Há muita gente na rua e as condições sanitárias estão a degradar-se.

“O Governo está a fazer tudo o que pode para resgatar e ajudar as pessoas neste cenário de guerra. É um grande desafio para o Nepal, que está a viver uma hora muito difícil”, afirmou.

A estatística oficial aponta para mais de 4.400 mortos confirmados e mais de oito mil feridos. As Nações Unidas estimam que pelo menos oito milhões de pessoas tenham sido afectadas e cerca de um milhão esteja com dificuldades no acesso a alimentos.

Quanto a portugueses, os 14 que se encontravam no Nepal estão bem, garante a secretaria de Estado das Comunidades. A Renascença falou com um deles. Pedro Queirós relata o momento do terramoto assim: “O chão fugiu-nos debaixo dos pés”.