Emissão Renascença | Ouvir Online

Portugal participa no reforço da presença da NATO no leste da Europa

27 abr, 2015

Secretário-geral esclareceu que a NATO não vai ter nenhuma intervenção específica de controlo dos imigrantes ilegais no Mediterrâneo.

Portugal participa no reforço da presença da NATO no leste da Europa

A NATO vai reforçar a presença no leste da Europa e Portugal tem um papel importante. A garantia foi dada esta segunda-feira pelo secretário-geral da Organização do Atlântico Norte, que está de passagem por Lisboa.

No final de um encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, Jens Stoltenberg agradeceu a participação portuguesa com quatro caças F-16 e lembrou que é preciso responder ao comportamento mais agressivo da Rússia.

"Nós vimos aumentar a vontade da Rússia de usar a força na Ucrânia, e desde que vimos também o aumento da actividade militar da Rússia na zona, mais exercícios, entendemos que temos direito de aumentar a nossa presença e Portugal tem sido uma parte nisso", diz.

O secretário-geral da NATO falou numa breve conferência de imprensa e esclareceu que a NATO não vai ter nenhuma intervenção específica de controlo dos imigrantes ilegais no Mediterrâneo.