Tempo
|

Coligação anuncia fim da operação militar no Iémen

21 abr, 2015

Nova missão vai centrar-se em questões de segurança interna e de contraterrorismo e numa solução política para o Iémen.

Coligação anuncia fim da operação militar no Iémen

A coligação liderada pela Arábia Saudita anunciou, esta terça-feira, a conclusão da campanha de bombardeamentos contra os rebeldes houthis, no Iémen.

Os objectivos militares foram alcançados nas últimas três semanas de ataques aéreos e a aliança anuncia agora uma nova operação chamada “Restaurar a Esperança”, de acordo com um comunicado divulgado pela televisão saudita Arabiya TV.

A nova missão vai centrar-se em questões de segurança interna e de contraterrorismo e numa solução política para o Iémen.

Um chefe militar saudita explica que a coligação liderada pelo seu país vai continuar atenta às movimentações dos rebeldes houthis e, sempre que necessário, a atacar alvos dos guerrilheiros apoiados pelo Irão.

Um dos líderes das milícias houthis disse à agência Reuters que as partes em conflito estão muito próximo de alcançarem um acordo político, não avançando mais pormenores.

Estes desenvolvimentos são conhecidos no dia em que, pelo menos, 40 pessoas, na sua maioria civis, morreram em resultado de dois ataques aéreos, avançam fontes médicas citadas pela agência Reuters.

Os combates no Iémen, que começaram em Março, provocaram 944 mortos e 3.487 feridos, de acordo com dados avançados esta terça-feira pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

[notícia actualizada às 21h57]