Emissão Renascença | Ouvir Online

ONU: 800 mortos no naufrágio de domingo

21 abr, 2015 • João Cunha

Alto comissário das Nações Unidas lamenta que a operação “Mare Nostrum” nunca tenha sido substituída. A bordo da embarcação seguiam 950 pessoas. Sobreviveram 28.

ONU: 800 mortos no naufrágio de domingo
O naufrágio de domingo no Mar Mediterrâneo provocou 800 mortos. Os números são do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e surgem depois de interrogados os sobreviventes, à chegada ao porto de Catânia, no sul da Sicília.

As indicações dos 27 sobreviventes que desembarcaram em Catânia na segunda-feira (um outro, do Bangladesh, já tinha sido transportado e indicou que seguiam 950 pessoas a bordo) levaram o ACNUR a concluir que, pelo menos, 800 pessoas perderam a vida no Mediterrâneo.

O alto comissário, António Guterres, diz que tragédias destas só provam a importância de ter um mecanismo robusto de salvamento naquele mar.

“Infelizmente, a operação "Mare Nostrum" nunca foi substituída por uma capacidade equivalente de salvar pessoas”, lamenta. “Por outro lado, demonstra que é necessário aumentar as vias legais, sobretudo para os que precisam de protecção, para que possam vir para a Europa”, acrescenta, na sua mensagem no site do organismo das Nações Unidas.

Os relatos dos que chegaram à Catânia permitiram também à polícia italiana deter dois dos sobreviventes, um tunisino e um sírio, que estariam aos comandos da embarcação.

Desde o início do ano, e até domingo, morreram em naufrágios no Mediterrâneo 1.600 imigrantes que tentavam chegar à Europa. O ano passado foi o mais mortífero: quase 3.300 mortos reportados.

Esta terça-feira, o primeiro-ministro australiano defendeu que a União Europeia deveria seguir o exemplo da Austrália para acabar com as mortes no mar. Actualmente, navios da Marinha australiana interceptam os barcos que transportam requerentes de asilo e fazem-nos regressar ao ponto de trânsito. Quem alcança a costa é enviado para centros de detenção.


Tudo sobre a tragédia no Mediterrâneo