Emissão Renascença | Ouvir Online

Itália quer Conselho Europeu Extraordinário para discutir migração

19 abr, 2015

Só na última semana terão sido já cerca de 13 mil os imigrantes a procurar melhores condições na Europa.

Itália quer Conselho Europeu Extraordinário para discutir migração

Intensificam-se as movimentações diplomáticas, a propósito da crise humanitária no Mediterrâneo. A Itália quer a convocação urgente de um Conselho Europeu Extraordinário – se possível já para a próxima semana.

Já para esta segunda-feira está previsto um encontro entre o primeiro-ministro Matteo Renzi e o seu homólogo de Malta.

Diversas organizações internacionais apelam a medidas urgentes que consigam ajudar os milhares de pessoas que estão a ser literalmente empurradas para o Sul da Europa e o Papa, pela segunda vez em apenas 24 horas, lançou um veemente apelo à comunidade internacional para que seja rápida a agir.

Depois de uma semana marcada por várias intercepções em pleno Mediterrâneo e até alguns naufrágios que fizeram dezenas de vítimas, na última madrugada aconteceu aquela que pode muito bem vir a ser uma das maiores tragédias de sempre naquelas águas. Uma embarcação de pesca, aparentemente com 700 pessoas a bordo, naufragou a 27 quilómetros da costa líbia.

Nos esforços de resgate participou um navio de bandeira portuguesa - o King Jacob - que se encontrava relativamente perto da zona do naufrágio. Só essa embarcação terá resgatado 22 pessoas com vida, de um total que não deverá ultrapassar as 30.

Para além deste navio de bandeira portuguesa – um dos primeiros a chegar ao local - há outros 29 envolvidos directamente nas buscas.

Só na última semana terão sido já cerca de 13 mil os imigrantes a procurar melhores condições na Europa, normalmente.