Emissão Renascença | Ouvir Online

Centenas de migrantes continuam a chegar a Itália

18 abr, 2015

Só na última semana terão sido já cerca de 13 mil os imigrantes a procurar melhores condições na Europa.

Centenas de migrantes continuam a chegar a Itália
Mais de 13 mil pessoas foram resgatadas durante a semana passada na travessia entre o norte de África e a Europa. Este sábado foram resgatadas 91 pessoas. Já na sexta foram salvas pelo menos 194 (83 da Gâmbia, 60 do Senegal, 13 da Guiné-Bissau, cinco da Guiné-Equatorial, 20 da Nigéria, sete do Mali e três da Serra Leoa e um de Líbia, Gana e Costa do Marfim). Ao longo da última semana serão já cerca de 13 mil.

Perto de uma centena de imigrantes ilegais foram recolhidos este sábado no Mediterrâneo. A semana está a ser de muito “tráfego” de migrantes com milhares a chegarem a Itália.

Os refugiados foram transportados para o porto de Palermo na Sicília. Três dos imigrantes necessitavam de cuidados médicos imediatos.

Mais de 13 mil pessoas foram resgatadas só durante a semana passada na travessia entre o norte de África e a Europa.

Um deles, um imigrante originário da Gâmbia, contou as dificuldades por que passou antes do resgate que foi efectuado na sexta-feira.

“Estivemos três dias na água antes de recebermos auxílio, que foi sucessivamente atrasado. Quando soubemos que nos iam ajudar, sofremos muito. Tentamos fazer chamadas, mas o crédito nos cartões de telefone já tinha acabado. No barco não havia coletes de salvação, e foi um grande risco. Então nós vimos o navio e começamos a segui-lo para sermos resgatados. Graças a Deus estamos vivos”.

Este sábado foram resgatadas 91 pessoas. Já na sexta foram salvas pelo menos 194 (83 da Gâmbia, 60 do Senegal, 13 da Guiné-Bissau, cinco da Guiné-Equatorial, 20 da Nigéria, sete do Mali e três da Serra Leoa e um de Líbia, Gana e Costa do Marfim) e ao longo da última semana serão já cerca de 13 mil.

Depois de identificados e de passarem pelo médico, os imigrantes vão ser colocados em centros temporários de refugiados na área de Trapani.