Emissão Renascença | Ouvir Online

Germanwings. Homenagem às vítimas reúne mais de mil pessoas

17 abr, 2015

Cerimónia realizou-se na catedral de Colónia, na Alemanha, e contou com a presença de familiares das vítimas e com representantes de França e Espanha.

Germanwings. Homenagem às vítimas reúne mais de mil pessoas
"Apesar de numerosas interpretações técnicas e psicológicas, continua a questão agonizante: 'Porquê'?". A questão foi deixada pela primeira-ministra da Renânia do Norte-Vestfália durante a homenagem às vítimas do acidente do Airbus da Germanwings, na catedral de Colónia, na Alemanha. A cerimónia contou a presença da chanceler alemã, Angela Merkel, do Presidente alemão, Joachim Gauck, e de cerca de 500 familiares das vítimas, bem como representantes de Espanha e França.

Mais de mil pessoas estiveram esta sexta-feira de manhã na homenagem às vítimas do acidente do Airbus da Germanwings, na catedral de Colónia, na Alemanha.

A cerimónia realizou-se às 11h00 (hora de Lisboa) e contou a presença da chanceler alemã, Angela Merkel, do Presidente alemão, Joachim Gauck, e de cerca de 500 familiares das vítimas, bem como representantes de Espanha e França.

As bandeiras estão a meia haste em todo o país.

No dia 24 de Março, um Airbus A320 da companhia aérea, que fazia a ligação entre Barcelona e Dusseldorf, caiu nos Alpes franceses. A bordo seguiam 150 pessoas, entre eles 72 alemães e 50 espanhóis. Ninguém sobreviveu.

A Lufthansa, empresa-mãe da Germanwings, tinha planeado festejar a 15 de Abril os 60 anos da empresa, mas, por respeito às vítimas do incidente, os eventos foram cancelados e deram lugar a esta cerimónia de homenagem.

A investigação ao acidente em França concluiu que o piloto do voo da Germanwings se ausentou do "cockpit", provavelmente para usar os sanitários, tendo sido impedido de voltar a entrar pelo co-piloto, que bloqueou a porta. Nesse período, Andreas Lubitz, de 28 anos, accionou "deliberadamente" o processo de descida do avião, ignorando as pancadas na porta, as tentativas de comunicação da torre de controlo e os alarmes do próprio aparelho. O avião acabou por embater numa montanha, matando todos os passageiros e tripulantes.

O grupo Lufthansa anunciou que um consórcio de seguradoras, liderado pela alemã Allianz, destinou 279 milhões de euros para indemnizações decorrentes da queda do A320 nos Alpes franceses, a 24 de Março.