Emissão Renascença | Ouvir Online

Naufrágio terá provocado a morte a 400 imigrantes no Mediterrâneo

14 abr, 2015

Notícia é avançada pela organização Save the Children, que cita o relato de sobreviventes.

Cerca de 400 migrantes morreram num naufrágio no Mediterrâneo, avança a organização não-governamental Save the Children, que cita o relato de sobreviventes. 

A embarcação tinha partido da Líbia e afundou-se 24 horas depois, quando tentava chegar o continente europeu, mais concretamente, a Itália.

A Save the Children refere, em comunicado, que entre as vítimas estão “muitos jovens do sexo masculino. Provavelmente, menores de idade”.

Cerca de 150 sobreviventes do naufrágio no Mediterrâneo foram resgatados por outra embarcação e transportados para o porto italiano de Reggio Calabria, onde chegaram esta terça-feira.

Antes desta tragédia já havia registo de mais de 500 imigrantes mortos nas águas do Mediterrâneo desde o início do ano, mais 47 em comparação com o mesmo período de 2014, indica a Organização Internacional para as Migrações.

Noutro incidente ocorrido esta semana, um navio da guarda costeira italiana foi atacado a tiro por traficantes líbios em águas internacionais. O objectivo: recuperar um barco utilizado para transportar imigrantes para a Europa.

O navio italiano, que fazia parte da missão europeia Frontex, tinha participado no resgate de 250 pessoas. Depois de os imigrantes terem sido transferidos para outra embarcação, os traficantes líbios aproximaram-se numa lancha, abriram fogo, subiram a bordo e levaram o navio que estava vazio.

De acordo com a Frontex, este é já o segundo incidente do género registado deste o início do ano.

REPORTAGEM - A SUL DA SORTE