Emissão Renascença | Ouvir Online

Germanwings. Mais de 270 milhões destinados às indemnizações das famílias

31 mar, 2015

As indemnizações pagas em caso de acidente aéreo rondam, normalmente, um milhão de dólares por passageiro, mas a presença de norte-americanos entre as vítimas pode originar montantes mais elevados.

Germanwings. Mais de 270 milhões destinados às indemnizações das famílias
O grupo Lufthansa anunciou que um consórcio de seguradoras, liderado pela alemã Allianz, destinou 279 milhões de euros para indemnizações decorrentes da queda do Airbus A320 da Germanwings nos Alpes franceses, a 24 de Março.

"Posso confirmar que 279 milhões de euros estão previstos" para cobrir os prováveis pedidos de compensação das famílias das vítimas, declarou uma porta-voz da transportadora aérea alemã Lufthansa, proprietária da Germanwings, sustentando a informação divulgada pelo jornal "Handelsblatt".

De acordo com o diário económico alemão, as indemnizações pagas em caso de acidente aéreo rondam, normalmente, um milhão de dólares por passageiro, mas a presença de norte-americanos entre as vítimas pode originar montantes mais elevados.

O avião estava seguro em 6,5 milhões de dólares, afirmou o Handelsblatt, que cita fontes próximas do dossiê.

A Allianz Global Corporate & Speciality (AGCS), filial da seguradora alemã Allianz, especializada na gestão de risco dos grandes grupos, é o líder do consórcio de seguradoras da transportadora de baixo custo Germanwings.

As perdas humanas no acidente, ocorrido há uma semana, do A320 da companhia nos Alpes franceses, bem como o avião destruído, serão compensadas pelas seguradoras, mesmo se o acidente foi causado deliberado.

A queda do avião da Germanwings, que efectuava a ligação Barcelona-Dusseldorf, causou 150 mortos.

O co-piloto do aparelho, Andreas Lubitz, ficou fechado sozinho na cabine de comando, aproveitando uma breve ausência do comandante, e terá causado deliberadamente a queda do avião, de acordo com os investigadores, depois de analisadas as gravações recolhidas de uma das duas "caixas negras" a bordo e a única encontrada até agora, denominada CVR (gravador de voz da cabine de comando). 

As equipas do terreno estão a abrir uma estrada pela montanha até ao local da tragédia, para acelerar as buscas e a identificação das vítimas, sendo também uma prioridade encontrar a segunda caixa negra, que contém os dados técnicos do voo.