Tempo
|

Iémen. Ataque aéreo atinge campo de refugiados e faz 45 mortos

30 mar, 2015

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Iémen atribui a responsabilidade deste ataque aos iranianos, que apoiam os rebeldes houthis.

Pelo menos 45 pessoas morreram na sequência de um ataque aéreo a um campo de refugiados em Mazraq, no noroeste do Iémen, esta segunda-feira.

“A Organização Internacional para as Migrações está a reportar 45 mortos entre as pessoas deslocadas, e 65 feridos”, avançou o porta-voz da organização por email, noticia a Agência France-Presse.

O bombardeamento tinha como alvo uma instalação militar nas imediações do local.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Iémen atribui a responsabilidade deste ataque aos iranianos, que apoiam os houthis, um grupo rebelde xiita, oriunda sobretudo do Norte. Riyadh Yaseen disse aos jornalistas que o bombardeamento não teve origem na coligação árabe.

Num outro ataque, desta vez das forças rebeldes, oito pessoas foram mortas, entre elas duas crianças, e dezena ficaram feridos, na sequência de ataques com "rockets" numa cidade na região do sul do Iémen.

Os houthis lutam para derrubar o Presidente Abd Rabbuh Mansur al-Hadi, que fugiu para a Arábia Saudita, país que partilha 1.500 quilómetros de fronteira com o Iémen e que prometeu só interromper os bombardeamentos quando o chefe de Estado conseguir voltar em segurança.

Iémen a caminho de ser uma nova Síria?