Tempo
|

Jihadistas assaltam hotel em Mogadiscio, matando pelo menos sete pessoas

27 mar, 2015

Forças especiais da Somália já recuperaram a maior parte do controlo do hotel, mas três elementos do Al-Shabaab estão vivos e continua a haver troca de tiros.

Um comando de jihadistas do grupo terrorista Al-Shabaab tomou de assalto um hotel em Mogadiscio, na Somália. A ocupação foi antecedida pela explosão de um carro armadilhado que destruíu os portões de entrada, permitindo aos assaltantes aceder ao espaço.

Pelo menos 21 pessoas foram mortas durante o atentado, esta sexta-feira, e elementos do governo que se encontravam no estabelecimento foram feitos reféns.

Segundo fontes da polícia as forças especiais da Somália, treinadas pelos Estados Unidos, entraram rapidamente em acção, retomando grande parte do Hotel e matando pelo menos seis dos nove atacantes. De acordo com a mesma fonte, vários dos reféns foram libertados.

Os responsáveis ouvidos pela agência Reuters dizem que ainda há focos de conflito, com os terroristas sobreviventes instalados no segundo andar do hotel, mas não é claro se todos os reféns estão a salvo.

O Al-Shabaab procura a imposição de um regime islâmico na Somália e tem sido responsável por inúmeros ataques e atentados dentro do país, mas também na vizinha Quénia.

[actualizado o número de vítimas]