Emissão Renascença | Ouvir Online

Rebeldes do Iémen perdem controlo do aeroporto

26 mar, 2015

O Iémen tem sido palco de ataques violentos, nos últimos meses. Desde Setembro, os rebeldes houthi, uma minoria xiita, controlam a capital, Sana, obrigando o Presidente a deslocar-se para outra cidade.

Rebeldes do Iémen perdem controlo do aeroporto
Os militares leais ao Presidente do Iémen retomaram o controlo do aeroporto de Aden, que os rebeldes "houthi" tinham tomado, numa altura em que está em curso uma operação militar conjunta de vários países árabes no país.

A intervenção é liderada pela Arábia Saudita, com o envolvimento dos Emirados Árabes Unidos, do Bahrain, do Qatar e do Kuwait. Conta ainda com o apoio dos Estados Unidos e do Egipto. O alvo são posições dos rebeldes "houthi", que ameaçam o governo local.

Em declarações ao canal de televisão Al-Jazeera, um elemento das forças "houthi" diz que a resposta militar vai ser dada de forma corajosa e deixa uma ameaça: os ataques vão arrastar a região para uma guerra maior.

O Iémen tem sido palco de ataques violentos nos últimos meses. Há uma semana, vários atentados suicidas reivindicados pelo Estado Islâmico mataram, pelo menos, 142 pessoas.

Os rebeldes "houthi", uma minoria xiita, controlam a capital, Sanaa, desde Setembro de 2014. O Presidente, Abd-Rabbu Mansour Hadi, teve de se deslocar para a cidade de Aden.