Tempo
|

Alemanha deixa novo aviso à Grécia

01 mar, 2015

Wolfgang Schaubel lembra prazo apertado para o primeiro pagamento dos gregos.

O ministro alemão das Finanças aconselha a Grécia a aproveitar os quatro meses de extensão do financiamento para implementar as reformas necessárias para garantir o apoio futuro dos parceiros internacionais.

Numa entrevista ao canal de televisão ARD, Wolfgang Schaubel foi mais longe ao assumir que, caso a Grécia não consiga fazer o primeiro pagamento ao Banco Central Europeu dentro de poucos meses, o país entra em incumprimento.

Schauble afirmou que caso este cenário se concertize não gostaria de estar na pele do ministro grego das Finanças; Yannis Varoufakis.

Também o presidente do Eurogrupo disse este domingo que Atenas deve começar o quanto antes a implementar as reformas económicas para ter acesso ao fuinanciamento.

Em declarações ao jornal Financial Times, Joroen Dijsselbloem afirmou que já este mês poderá fazer o desembolso da primeira parcela dos 7 mil e 200 milhões de euros a que a Grécia tem direito. Mas o dinheiro apenas será transferido se Atenas começar a implementar as reformas.