Emissão Renascença | Ouvir Online

Homenagem a político assassinado junta milhares na Rússia

01 mar, 2015

Boris Nemtsov era um dos principais opositores do Presidente Putin.

Homenagem a político assassinado junta milhares na Rússia
Dezenas de milhares de russos juntaram-se esta tarde em Moscovo para participar numa marcha de homenagem a Boris Nemtsov, assassinado na sexta-feira com quatro tiros pelas costas. Nemtsov era o principal opositor do Presidente Vladimir Putin e foi também vice-primeiro-ministro russo.

Milhares de russos começaram a juntar-se ao início da tarde em Moscovo para participar numa marcha de homenagem a Boris Nemtsov, assassinado na sexta-feira com quatro tiros pelas costas.

Nemtsov era o principal opositor do Presidente Vladimir Putin e foi também vice-primeiro-ministro russo no tempo de Yeltsin.

A polícia admite 21 mil manifestantes, mas os organizadores falam em 50 mil participantes. A Reuters não confirma tantos, mas viu cartazes onde podia ler-se "Morreu pelo futuro da Rússia".

"Não tenho medo" é outra das mensagens exibidas pelos manifestantes que na sua maioria empunham bandeiras russas com faixas negras e fotos do político assassinado perto do Kremlin quando passeava com a mulher.

Em São Petersburgo, a segunda maior cidade da Rússia, pelo menos 2.500 pessoas concentraram-se também para homenagear a memória do opositor de Putin.

A morte de Boris Nemtsov, de 55 anos, foi condenada pela comunidade internacional. O Presidente russo, Vladimir Putin, prometeu fazer todos os esforços para encontrar e punir os assassinos do seu maior opositor político.

As últimas palavras públicas de Nemtsov foram de condenação ao envolvimento russo com soldados na guerra da Ucrânia.