Emissão Renascença | Ouvir Online

II Guerra Mundial. Gregos querem 162 mil milhões, alemães dão "zero"

09 fev, 2015 • João Carlos Malta com Reuters

Tsipras disse que ia exigir o pagamento de uma indemnização a Berlim. Esta segunda-feira o ministro da Economia alemão respondeu com um redondo "não", em forma do número zero.

II Guerra Mundial. Gregos querem 162 mil milhões, alemães dão "zero"

Zero. É a probabilidade de a Alemanha pagar uma nova indemnização pela ocupação da Grécia durante a II Guerra Mundial. O governo de Alexis Tsipras tem reivindicado o pagamento de 162 mil milhões de euros a Berlim, mas os alemães responderam novamente esta segunda-feira: isso está fora de hipótese.

No domingo, Alexis Tsipras, no primeiro grande discurso ao parlamento helénico, apresentou o plano para terminar com a austeridade no país. O projecto assenta em dois grandes vectores: estender a maturidade do pagamento dos 240 mil milhões de euros emprestados pela troika e exigir aos alemães que paguem as indeminizações de guerra.

Um dia depois, nesta segunda-feira, esse pedido de compensação teve resposta de Sigmar Gabriel, o vice-chanceler alemão e ministro da Economia.

"A probabilidade é zero", disse Gabriel, citado pela Reuters, quando questionado sobre se a Alemanha ia pagar à Grécia este valor.

O ministro da Economia alemão lembrou que um tratado assinado há 25 anos pôs cobro a estas exigências por parte dos países ocupados.

A Alemanha e a Grécia partilham uma história que torna mais complexa a discussão da dívida. A Grécia foi ocupada pelo exército alemão durante a II Guerra Mundial.

A questão ganhou peso desde que a Grécia foi obrigada pelos parceiros europeus a endurecer as reformas promovidas pelos planos de austeridade.

Como parte de um apelo mais vasto à Europa por solidariedade, o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, sugeriu a existência de um paralelo entre a forma como o nazismo nasceu na Alemanha, depois da humilhação que resultou da bancarrota que o país enfrentou na década de 1930, e o crescimento dos neonazis da Aurora Dourada na Grécia.

A Alemanha nega que tenha de pagar qualquer outra indemnização à Grécia depois de em 1960 ter pago 115 milhões de marcos. Esta foi uma das 12 compensações de guerra assinada com nações ocidentais. Mas Atenas sempre considerou que aquela verba seria apenas o pagamento inicial – o resto seria discutido depois da reunificação alemã.