Emissão Renascença | Ouvir Online

Swiss Leaks

Mais de 200 portugueses envolvidos em esquema de fuga ao fisco na Suíça

09 fev, 2015 • Paulo Ribeiro Pinto

Tinham depositado um montante superior a 860 milhões de euros em contas na sucursal suíça do banco britânico HSBC, revela o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação.

Mais de 200 portugueses com contas na Suíça terão sido ajudados com esquemas de fuga ao fisco. Os dados foram divulgados por um grupo internacional de jornalistas de investigação.

De acordo com o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, cidadãos portugueses, com passaporte nacional ou com ligações a Portugal, tinham depositado um montante superior a 860 milhões de euros em contas na sucursal suíça do HSBC.

Este dinheiro terá, segundo a investigação, passado ao lado do fisco, com milhões de euros de fuga aos impostos.
 
A lista inclui mais de 200 países e Portugal surge em 45º lugar entre os que apresentam contas mais recheadas.

De acordo com os documentos confidenciais agora revelados, havia um único cliente com mais de 142 milhões de euros depositados no banco.
 
A investigação encontrou 611 pessoas ligadas a Portugal com contas criadas em esquemas de fuga aos impostos, sendo que destas 219 tinham nacionalidade ou passaporte português.

A investigação envolveu jornalistas de 45 países que analisaram perto de 60 mil documentos confidenciais. Os dados referem-se a contas criadas e dinheiro movimentado entre 1988 e 2007.

O banco britânico HSBC já reconheceu falhas da sucursal suíça ao ter ajudado clientes endinheirados na fuga ao fisco e a esconder milhões de activos.