Emissão Renascença | Ouvir Online

Homem armado invade televisão pública holandesa

29 jan, 2015

O indivíduo foi detido rapidamente.

Homem armado invade televisão pública holandesa
Um homem armado invadiu esta quinta-feira as instalações da televisão pública holandesa, NOS, e exigiu tempo de antena antes de ser detido pela polícia, de acordo com o site do canal. A polícia reagiu rapidamente ao ataque, cercou o edifício e fez buscas às instalações até que oito agentes prenderam o transgressor que fez um porteiro refém. Não houve feridos.
Um homem armado invadiu esta quinta-feira as instalações da televisão pública holandesa, NOS, e exigiu tempo de antena antes de ser detido pela polícia, de acordo com o site do canal.
 
A polícia reagiu rapidamente ao ataque, cercou o edifício e fez buscas às instalações até que oito agentes prenderam o transgressor que fez um porteiro refém. Não houve feridos.

Em conferência de imprensa, as autoridades confirmam que o autor do ataque foi um homem de 19 anos, que vive em Pijnacker, mas não adiantam mais pormenores sobre o indivíduo ou sobre quais as suas motivações. O indivíduo terá garantido à polícia que não tinha ligações terroristas mas que pertencia a uma "cooperativa de hackers".

A televisão NOS chegou a adiantar que o homem tinha uma carta em que, para além das reivindicações, dizia que havia bombas e até material radioactivo no edifício. No entanto, a polícia afastou essa possibilidade depois de buscas apertadas aos cinco andares do edifício.

As autoridades confirmaram ainda que vai ser aberta uma investigação ao incidente.

As emissões dos canais 1 e 2 da NOS foram interrompidas durante o ataque, altura em que o Telejornal estava a ser transmitido.

O edifício do Canal 1, em Hilversum, onde o homem entrou com uma pistola, foi evacuado. A emissão do canal 2 foi retomada em Amsterdão e a do canal 1 a partir de Haia, depois de mais de uma hora de interrupção. A televisão retomou a normalidade pouco antes das 22 horas (hora portuguesa) dos estúdios de Hilversum.

[Notícia actualizada às 22h10]