Tempo
|

Tensão aumenta. Hezbollah ataca blindado e Israel responde

28 jan, 2015 • João Cunha

São já considerados os incidentes mais graves entre Israel e Líbano desde a guerra de 2006.

Tensão aumenta. Hezbollah ataca blindado e Israel responde
O Hezbollah já reivindicou o ataque desta quarta-feira contra um blindado israelita, na zona de fronteira com o Líbano, que provocou, pelo menos, nove feridos.

O Governo de Telavive já aconselhou os residentes na região a não saírem de casa.

No incidente desta manhã, ficaram feridos nove soldados israelitas, quatro dos quais em estado grave. O ataque com um rocket antimíssil foi disparado a partir do Líbano, pelo Hezbollah, contra uma patrulha israelita, que circulava numa viatura blindada próximo da localidade de Metula, junto à fronteira.

Em resposta, Israel disparou pouco depois 22 morteiros para o Sul do Líbano, atingido uma zona agrícola próxima de Ouazzanni. Ainda não há confirmação de vítimas.

Estes incidentes ocorrem no dia em que o exército israelita iniciou uma operação para detectar possíveis túneis do Hezbollah na zona de fronteira.

A tensão entre os dois países agravou-se nos últimos dias, desde um ataque aéreo israelita à Síria, que matou vários guerrilheiros e um combatente do Hezbollah, assim como um general iraniano. Estes são já considerados os incidentes mais graves ocorridos entre os dois países desde a guerra de 2006.