Emissão Renascença | Ouvir Online

Ucrânia define Rússia como “estado agressor”

27 jan, 2015

Nas últimas 24 horas, nove soldados morreram e 29 ficaram feridos em combates na região separatista pró-russa do leste do país, a 50 quilómetros de Donetsk.

Ucrânia define Rússia como “estado agressor”

O parlamento ucraniano aprovou esta terça-feira uma declaração que define a Rússia como um “estado agressor”, uma acção que pode trazer consequências ao abrigo do direito internacional.

“O reconhecimento legal como estado agressor traz consequências, como está estipulado na resolução das Nações Unidas de 1974”, afirmou o líder do Partido Radical, Oleh Lyashko, membro da coligação do governo.

Os deputados pediram ainda mais apoio internacional e um reforço das sanções à Rússia.

O parlamento também votou para definir as “repúblicas” separatistas autoproclamadas no leste da Ucrânia como “organizações terroristas”.

O leste da Ucrânia assiste a um aumento da intensidade das hostilidades entre as forças leais a Kiev e os rebeldes pró-russos. Nove soldados ucranianos morreram e 29 ficaram feridos nas últimas 24 horas em combates nas imediações da pequena e estratégica cidade de Debaltseve, nos arredores de Donetsk.

O Governo da Ucrânia colocou, na segunda-feira, todas as regiões do país em alerta máximo. No mesmo dia, o Presidente russo Vladimir Putin acusou Kiev de recusar uma solução política para o conflito militar no leste do país.

De acordo com o último balanço das Nações Unidas, os conflitos entre os separatistas pró-russos e as forças de Kiev, que começaram em Abril do ano passado, já fizeram mais de cinco mil mortos e 11 mil feridos.