Emissão Renascença | Ouvir Online

Oito detidos em operações antiterroristas na França e Bélgica

27 jan, 2015

O objectivo é neutralizar redes jihadistas e grupos com ligações a grupos radicais.

Oito detidos em operações antiterroristas na França e Bélgica
Está em marcha uma operação antiterrorista. Em França foram detidos pelo menos cinco homens e na Bélgica outros três.

De acordo com a comunicação social francesa, pelo menos cinco pessoas foram detidas, esta manhã, no sul do país, em Lunel, dois dos quais regressaram da Síria.

As forças de segurança cercaram vários bairros na cidade. O objectivo é neutralizar redes jihadistas.

A operação começou cerca das 6h00 e está a ser levada a cabo por várias unidades de elite da polícia e da guarda civil francesa.

De acordo com as autoridades, no Verão passado cerca de 20 jovens deixaram a cidade de 27 mil habitantes, com destino à Síria. Seis deles, com idades entre os 18 e 30 anos, terão morrido desde Outubro.

A 7 de Janeiro, num atentado nas instalações do jornal satírico "Charlie Hebdo", já reivindicado pela Al-Qaeda, morreram 12 pessoas. Depois, na mesma semana, outros ataques terroristas fizeram mais cinco vítimas mortais. No resclados destes ataques, as autoridades francesas elevaram a segurança para níveis sem precedentes e anunciaram o destacamento de mais dez mil soldados e quase mais cinco mil polícias.

Operação na Bélgica
A polícia belga deteve três homens na cidade de Kortrijk que alegadamente têm ligações a grupos radicais. Foram aprendidas armas nas suas casas.

No início deste mês, as autoridades mataram dois atiradores em Verviers, durante várias operações contra grupos extremistas islâmicos, que estavam a preparar ataques contra esquadras de polícia.

As autoridades belgas estimam que cerca de 350 cidadãos deixaram o país para irem engrossar as fileiras do autodenominado Estado Islâmico na Síria e no Iraque, existindo suspeitas de que alguns planeiam regressar e levar a cabo ataques.