Emissão Renascença | Ouvir Online

Grécia vai às urnas. Europa em suspenso

25 jan, 2015

Syriza segue destacado nas sondagens e este domingo pode virar o país à esquerda.

Grécia vai às urnas. Europa em suspenso

As urnas na Grécia abrem às 7h00 e encerram às 19h00, mais duas horas do que em Portugal. São mais de nove milhões de eleitores entre os pouco mais de 10 milhões de habitantes.

Concorrem 19 partidos, mas o Syriza segue destacado nas sondagens. O partido da esquerda radical deverá vencer, mas poderá falhar a maioria absoluta. Uma fatia importante do eleitorado do Syriza fica de fora: são 100 mil eleitores com 18 anos, que não foram recenseados a tempo.

O voto é obrigatório, mas nem todos votam e ninguém é sancionado. Os gregos explicam com alguma dose de humor à mistura que este é uma daquelas leis que existe, mas que ninguém cumpre.

Com fecho das urnas, avançam as primeiras projecções, cerca de duas horas depois os resultados começam a sair e aí se saberá se o Syriza consegue a maioria absoluta ou se terá de negociar uma coligação.

O Parlamento grego tem 300 lugares, 250 vão ser eleitos pelos votos e os últimos 50 são oferecidos à força política mais votada.

Estas eleições gregas e a possibilidade de uma viragem na política de austeridade estão a atrair as atenções de todo o mundo, em especial da Europa. Há perto de mil jornalistas estrangeiros acreditados em Atenas.