Emissão Renascença | Ouvir Online

Morreu rei da Arábia Saudita

22 jan, 2015

Abdullah tinha 90 anos e reinava desde 2005.

Morreu rei da Arábia Saudita

O rei Abdullah, da Arábia Saudita, morreu esta quinta-feira aos 90 anos no hospital. Segundo uma declaração oficial, o príncipe herdeiro Salman, de 79 anos, foi já nomeado para a sucessão.

O anúncio da morte do rei Abdullah bin Abdulaziz Al Saud foi feito pela televisão estatal, que citou um comunicado da casa real.

O óbito, atribuído a uma pneumonia, ocorreu à 01h00 horas locais (03h00 de Lisboa), numa altura em que eram bem conhecidos os seus problemas de saúde.

Abdullah reinava a Arábia Saudita desde 2005. Para a história ficou uma afirmação polémica, pouco depois de tomar o trono, em 2007, quando afirmou à televisão britânica BBC que o Ocidente estava a fazer pouco para combater o terrorismo.

A agência Reuters lembra que Abdullah introduziu algumas alterações às leis de cariz conservador, aumentando ligeiramente os direitos das mulheres, mas sem alterações no sentido da democracia.

A Arábia Saudita é o segundo maior país do mundo árabe, um dos maiores produtores de petróleo do globo e está organizado numa monarquia absoluta, sem partidos políticos e em que a sociedade se rege pela lei islâmica.