Emissão Renascença | Ouvir Online

Troca de prisioneiros de guerra na Ucrânia

26 dez, 2014

A libertação de 150 soldados ucranianos e de 222 rebeldes acontece após negociações de paz.

Troca de prisioneiros de guerra na Ucrânia

O Governo ucraniano e os separatistas pró-russos trocaram, esta sexta-feira, centenas de prisioneiros de guerra.

A libertação de 150 soldados ucranianos e de 222 rebeldes acontece após as negociações de paz de quarta-feira, entre enviados da Ucrânia, Rússia, separatistas e da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

O número exacto de detidos pelos dois lados em conflito não é conhecido, mas as forças armadas da Ucrânia avançaram este mês que cerca de 600 soldados ucranianos tinham sido capturados pelos rebeldes que lutam pela independência.

A troca de prisioneiros acontece no dia em que a companhia ferroviária estatal da Ucrânia anunciou a suspensão dos serviços de transporte de passageiros e carga para a península da Crimeia, devido a questões de segurança.

Apesar de ser controlada por Moscovo, a península da Crimeia só está ligada por terra à Ucrânia e, portanto, os seus fornecimentos de água e electricidade, entre outros, continuam dependentes de Kiev.

Ainda esta sexta-feira a empresa de cartões de crédito e débito Visa anunciou que não vai mais aceitar o uso de cartões na Crimeia, no âmbito das sanções impostas à Rússia pelos Estados Unidos.