Emissão Renascença | Ouvir Online

Ucrânia suspende comboios para a Crimeia

26 dez, 2014

A companhia ferroviária estatal não deu prazos para retomar as ligações.

A companhia ferroviária estatal da Ucrânia anunciou, esta sexta-feira, que vai suspender os serviços de transporte de passageiros e carga para a península da Crimeia, devido a questões de segurança.

“Para assegurar a segurança dos nossos passageiros, a empresa vai cortar as rotas de comboios para a Crimeia, em Novooleksiyvka e Kherson”, anunciou a empresa, em comunicado, referindo-se a duas cidades ucranianas perto da Crimeia.

A empresa Ukrzaliznytsia esclareceu que o transporte de carga vai ser interrompido já esta sexta-feira, enquanto que o de passageiros vai ser reduzido gradualmente, e não deu prazos para retomar as ligações.

Apesar de ser controlada por Moscovo, a península da Crimeia só está ligada por terra à Ucrânia e, portanto, os seus fornecimentos de água e electricidade, entre outros, continuam dependentes de Kiev.

Ainda esta sexta-feira a empresa de cartões de crédito e débito Visa anunciou que não vai mais aceitar o uso de cartões na Crimeia, no âmbito das sanções impostas à Rússia pelos Estados Unidos.

A semana passada, Washington proibiu as empresas norte-americanas de investir ou fornecer serviços à Crimeia ou a empresas baseadas na península.

A Rússia anexou o território ucraniano em Março, mas a acção não foi reconhecida pela Ucrânia e os restantes países ocidentais. A União Europeia e os Estados Unidos puseram em prática várias sanções a Moscovo.