Emissão Renascença | Ouvir Online

EUA: Luta contra o Estado Islâmico durará pelo menos três anos

18 dez, 2014

General norte-americano recorda que os primeiros ataques aéreos tiveram lugar há apenas quatro meses e pede paciência para a operação que coordena.

EUA: Luta contra o Estado Islâmico durará pelo menos três anos
A luta contra o autodenominado Estado Islâmico durará pelo menos três anos, segundo um general que comanda as forças norte-americanas envolvidas no combate aos jihadistas.

James Terry recordou que os primeiros ataques aéreos tiveram lugar há apenas quatro meses e pediu paciência para a operação que coordena.

O oficial, que comanda as forças americanas envolvidas no combate ao Estado Islâmico no Iraque e na Síria, considera três anos é “o mínimo” de tempo que se pode esperar para poder travar o grupo.

Os EUA encabeçam uma coligação internacional que está a levar a cabo ataques aéreos contra posições dos militantes. Oficialmente não há forças no terreno, para além de alguns especialistas conselheiros, embora contas nas redes sociais - associadas ao movimento jihadista - tenham dado conta de combates directos na Síria, ao longo dos últimos dias, entre militantes e soldados americanos.

Nalguns locais os responsáveis pelos ataques aéreos coordenam os seus movimentos com forças locais, como os curdos, que estão a defender os seus territórios dos avanços do Estado Islâmico.

O que é o Estado Islâmico?