Emissão Renascença | Ouvir Online

Parlamento Europeu reconhece condicionalmente o Estado da Palestina

17 dez, 2014

Uma série de países europeus tem votado o reconhecimento da soberania da Palestina. Alguns, como a Suécia, aprovaram sem limites, mas outros fizeram depender o reconhecimento de um futuro entendimento.

Parlamento Europeu reconhece condicionalmente o Estado da Palestina
O Parlamento Europeu reconheceu esta quarta-feira, “em princípio”, a soberania do Estado da Palestina.

O organismo encontrou esta forma condicional de conciliar as opiniões divergentes no seu seio. Os grupos mais à esquerda queriam o reconhecimento incondicional e imediato da Palestina enquanto Estado, mas os grupos de centro e direita consideravam a decisão prematura.

Com esta solução, aprovada por larga maioria, o reconhecimento de uma solução de dois estados fica dependente da continuação das negociações para encontrar uma solução pacífica para o conflito entre Israel e Palestina.

Num comunicado o Parlamento Europeu faz saber então que “apoia em princípio o reconhecimento do Estado da Palestina e de uma solução de dois Estados e acredita que estas deviam andar de mão dada com o desenvolvimento de conversações de paz, que devem prosseguir”.

Uma série de países europeus tem votado o reconhecimento da soberania da Palestina. Alguns, como a Suécia, aprovaram sem limites mas outros fizeram depender o reconhecimento de um futuro entendimento.