Emissão Renascença | Ouvir Online

Fragata de apoio a Cabo Verde regressa a Portugal

13 dez, 2014

A Cruz Vermelha Portuguesa lançou uma campanha de recolha de fundos para apoio a população da Ilha do Fogo em coordenação com a sua congénere cabo Verdiana.

Depois de 10 dias a participar nas operações de apoio à população afectada pela erupção do vulcão da ilha do fogo a fragata Álvares Cabral está de regresso a Portugal e chega este domingo à Base Naval de Lisboa.

Em Cabo Verde, o navio da marinha portuguesa conduziu várias missões de apoio à população de Chã das Caldeiras, a mais afectada pela erupção vulcânica na ilha do Fogo.
Entre as várias missões prestou apoio médico-sanitário e alimentar nos centros de deslocados e participou na monitorização da actividade vulcânica.

Entretanto, a Cruz Vermelha Portuguesa lançou uma campanha de recolha de fundos para apoio a população da Ilha do Fogo em coordenação com a sua congénere cabo Verdiana, que tem distribuído vestuário, alimentos e outros materiais básicos, recolhidos nos conselhos locais da organização.

Todos os conselhos locais da Cruz Vermelha em Cabo Verde estão organizados para receber donativos localmente que são posteriormente enviados aos deslocados.

O vulcão da Ilha do Fogo entrou em erupção no dia 23 de Novembro e obrigou a um plano de evacuação em vários pontos da ilha. A lava deixou a localidade de Portela, onde reside a maior população de Chã das Caldeiras, praticamente destruida e também já atingiu Bangaeira.