Emissão Renascença | Ouvir Online

Vulcão. Portugal envia fragata para Cabo Verde

27 nov, 2014

A Fragata Álvares Cabral parte esta sexta-feira da Base Naval de Lisboa.

Vulcão. Portugal envia fragata para Cabo Verde
As sete bocas da erupção vulcânica que assola desde domingo a ilha do Fogo, Cabo Verde, uniram-se esta quinta-feira à tarde numa só, provocando uma grande explosão de lava com a torrente a ter cerca de um quilómetro de largura. Portugal já anunciou que vai ajudar Cabo Verde a lidar com o vulcão. Uma fragata da Marinha portuguesa parte esta sexta-feira para o arquipélago africano para prestar apoio no combate às consequências da erupção vulcânica.

Portugal vai ajudar Cabo Verde a lidar com o vulcão activo na ilha do Fogo. Parte esta sexta-feira para o arquipélago africano uma fragata da Marinha que irá prestar apoio no combate às consequências da erupção vulcânica.

O ministro da Defesa, Aguiar Branco, indicou esta quinta-feira as valências desta missão de 15 dias. “A pedido das autoridades cabo-verdianas, vai zarpar para Cabo Verde uma fragata com um meio aéreo para uma missão de cerca de 15 dias. Também disponibilizamos para apoio nesta situação de catástrofe uma equipa de comunicação por via satélite”, disse.

Declarações do ministro da Defesa aos jornalistas no Dubai, onde está a acompanhar uma visita do Presidente da República aos Emirados Árabes Unidos.

A Fragata Álvares Cabral parte esta sexta-feira da Base Naval de Lisboa.

A lava que está a ser expelida pelo vulcão da ilha cabo-verdiana do Fogo já destruiu 15 habitações, 14 cisternas, 15 currais e duas casas de apoio aos agricultores de Portela, a principal povoação de Chã das Caldeiras.